You are currently viewing Coisas que você pode fazer para manter a sanidade nesta temporada de férias

Coisas que você pode fazer para manter a sanidade nesta temporada de férias

Ram Dass tem uma bela citação; " Se você se acha iluminado, passe uma semana com sua família!"


Você já teve a experiência de sentir que mudou e é capaz de ser mais alegre e positivo. Mas então você se reúne com a família, e os velhos padrões de comportamento aparecem quase automaticamente?! Eu sei, isso acontece com mais frequência do que você imagina.

É como vestir uma roupa velha que aperta e dá coceira:

Isso acontece em parte porque há uma corrente de consciência e uma identidade antiga em que entramos assim que nos reunimos com a família. Quando você entra nessa identidade, é como vestir uma roupa com comportamentos e emoções correspondentes. E esse traje não serve mais!

 

Concentre-se na gratidão. Defina limites. Seja o exemplo.

Nesta temporada de férias, reserve um tempo para apreciar todas as coisas boas que você tem em sua vida. Há muito pelo que agradecer e, quando você saborear o bem, religará seu cérebro para se concentrar no positivo.

É fácil se envolver em fantasias sobre a vida familiar durante as férias.

Filmes e revistas mostram essas versões idealizadas de férias perfeitas. Para muitos, essa não é a realidade. Alguns de vocês provavelmente estão se sentindo solitários ou tristes com as perdas. Outros podem estar lidando com sofrimento, doença ou comportamento negativo em sua família.

Concentrar-se na gratidão pode ajudar a chamar sua atenção de volta para o que está indo bem em sua vida e deixar de lado como você deseja que as coisas sejam.

Além de praticar a gratidão, também é importante estabelecer limites e cuidar de suas necessidades.

Pergunte a si mesmo; “ Hmm, o que eu preciso para me sentir bem, descansado e revigorado? “

Você precisa de 10 a 15 minutos (ou uma hora!) Sozinho todos os dias quando está em família? Faça acontecer.

 

É importante estabelecer limites saudáveis ​​com as pessoas que você ama.

Pode ser uma boa ideia fazer uma curta caminhada ou correr todos os dias quando se está em casa com a família a semana toda. Isso dá espaço para você se reconectar consigo mesmo, acalmar meu sistema nervoso depois de muita comoção caótica e divertida, e realinhar-se com a sua verdade. Também certifique-se de meditar todas as manhãs e todas as noites para recarregar a energia e estabelecer limites de proteção, para que você não absorva a energia de outras pessoas.

Crianças gritando de alegria é adorável, mas também avassalador! Muitas personalidades diferentes tentando se entender pode ser desgastante.

Tudo bem se você precisar de um descanso.

Isso não significa que você não ama sua família. Na verdade, eu diria que é um ato de amor cuidar de si mesmo, para que você possa conviver da maneira mais completa e amorosa possível.

Pratique autocuidado extremo nesta temporada de férias.

Reserve um momento e decida sobre uma coisa que você pode fazer para se cuidar esta semana. Você vai tomar um banho e dormir cedo ou ler um bom romance em vez de ficar acordado até tarde assistindo TV? Você vai a uma aula de ioga mesmo que isso signifique não se juntar à família para almoçar?

 

Pratique autocuidado extremo nesta temporada de férias.

Reserve um momento e decida sobre uma coisa que você pode fazer para se cuidar esta semana. Você vai tomar um banho e dormir cedo ou ler um bom romance em vez de ficar acordado até tarde assistindo TV? Você vai a uma aula de ioga mesmo que isso signifique não se juntar à família para almoçar?

Seja o exemplo.

Uma vez li uma história de uma mulher que continuava indo para casa nas férias e tentando convencer seus pais do quanto a meditação havia mudado sua vida. A cada visita, ela voltava decepcionada com a falta de interesse de seus pais em sua nova paixão. Ela sentiu que eles não se importavam ou não viam quem ela realmente era.

Mas em uma dessas visitas ela voltou sorrindo de orelha a orelha.

Um amigo perguntou o que era diferente e ela disse:

“Nas outras visitas, eu falava aos meus pais sobre meditação e em como é maravilhoso. Eu estava dando uma palestra sobre isso. Mas nesta viagem, eu apenas decidi SER o QUE FALO, SER O EXEMPLO . E fez toda a diferença. ”

Ela finalmente parou de dar uma palestra para seus pais e apenas apareceu como ela mesma com as novas capacidades que havia desenvolvido através de mindfulness. Pela primeira vez em vários anos, seus pais ficaram curiosos e perguntaram; “O que é essa tal de Atenção Plena?”

Então, lembre-se de ser o exemplo nesta temporada de férias. Mostre-se como o seu eu mais pleno e brilhante e deixe o resto cuidar de si. Você não pode controlar os outros, mas pode controlar como inspira as pessoas a sua volta.

Arranje espaço para si mesmo. Descanse, renove, pratique um autocuidado radical.

Estabeleça limites saudáveis. Mantenha-se ancorado em sua energia e sua verdade.

Deixe-se envolver pela gratidão. Tire um tempo para saborear tudo de bom em sua vida.

E por último! Lembre-se se desfrutar dos momentos exatamente como eles são, com a mente aberta, curiosa e sem julgamentos. =)

 
 
 

Ane Saraiva

Instrutora Sênior Certificada pelo Mindfulness Trainings International sob orientação do Lama Jangchub Sempa Gyatso. Começou a praticar meditação em 2011 em meio à sua carreira como gestora. Participou de diversos retiros e viveu no Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling no ano de 2015, onde teve a oportunidade de conviver com Lamas de diversos países e aprofundar seus estudos sobre Budismo e sua técnica meditativa.