You are currently viewing Você desiste antes de começar?

Você desiste antes de começar?

Uma reflexão sobre impaciência e perfeccionismo.

Recentemente, eu estava falando em um evento com uma sala cheia de profissionais de sucesso que estavam dedicando seu tempo para orientar pessoas mais jovens.

Durante a parte de perguntas e respostas da conversa, uma mulher levantou a mão e confessou:

– “Sua palestra me fez perceber … que eu  não tenho hobbies! Quando tento algo novo, fico frustrada e impaciente se não sou boa naquilo imediatamente e acabo desistindo. ”

 
 

Ela não suportava ser iniciante.

Ela percebeu que isso precisava mudar, pois estava perdendo diversão e a criatividade por causa de seu próprio perfeccionismo.

Isto tem sido cada vez mais comum nos depoimentos dos alunos e alunas da Sati, principalmente no programa introdutório. Apesar de sabermos racionalmente que é necessário um tempo para se masterizar uma habilidade, a impaciência se tornou um hábito tão reforçado nestes tempos de respostas instantâneas, que sentir esta discrepância na pele, é um paradoxo desafiador.

Pare um minuto e reflita:

Você desiste de algo quando seus “resultados” não chegam  rápido o suficiente?

 
 
 

"A impaciência e o perfeccionismo sequestram o espaço da alegria."

Como ficamos assim? Não é curioso? O que aconteceu que fez com que muitos de nós ficássemos tão impacientes que nem sequer buscamos algo a menos que sejamos imediatamente bons nisso?

Mais importante, como podemos mudar isso?

Permita-se ser iniciante.

Permita-se ser confuso e cometer erros. Fazer algo e sentir-se totalmente envergonhado como resultado.

Este é o caminho para o domínio.

Ou talvez você nunca alcance o domínio. Mas você vai se divertir e aprender muito ao longo do caminho.

 
 

Talvez o domínio nunca tenha sido o objetivo.

E se o ponto principal não for o “resultado”, mas quem nos tornamos no processo de aprendizado, crescimento e expansão da nossa zona de conforto?

A capacidade de aprender coisas novas e superar a resistência que aparece no começo quando nós estamos absorvendo, é uma habilidade importante da vida. Constrói resiliência e capacidade de superar obstáculos. Aumenta a curiosidade, a confiança e a criatividade.

 
 
 
 

Precisamos nos permitir absorver as coisas com mais frequência.

Estar bem com o desconforto de ser iniciante é a chave para superar essa fase.

Então hoje eu convido você a se perguntar; “Por que estou me vendendo barato? Por que tenho receio de começar, de  me fazer de bobo, de ser iniciante ou ter paciência com minha própria curva de aprendizado? ”

Alguma vez você desistiu  antes de começar?  O que o ajudou a superar o desconforto de ser um iniciante desajeitado?

Que você consiga dominar a arte de ser iniciante!

 

Ane Saraiva

Instrutora Sênior Certificada pelo Mindfulness Trainings International sob orientação do Lama Jangchub Sempa Gyatso. Começou a praticar meditação em 2011 em meio à sua carreira como gestora. Participou de diversos retiros e viveu no Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling no ano de 2015, onde teve a oportunidade de conviver com Lamas de diversos países e aprofundar seus estudos sobre Budismo e sua técnica meditativa.