You are currently viewing Estamos vivendo ou apenas sobrevivendo?

Estamos vivendo ou apenas sobrevivendo?

Essa não é uma história inspiradora de superação, mas de uma pessoa humana com dificuldades e esperança como qualquer outra.

Confesso que em 2022 eu apenas sobrevivi, não me orgulho mas é a realidade. Diante do acúmulo de funções, tarefas e compromissos o meu bem-estar ficou na lanterna da lista de prioridades e o corpo pagou o preço. Logo eu que ajudo as pessoas a terem mais bem-estar? Exatamente: casa de ferreiro, espeto de pau. 

Resolvi compartilhar com a minha rede esse período sofrido onde tive muitas crises cervicais, dores de cabeça absurdas, bruxismo de fraturar dente, insônia e um cansaço sem solução pra mostrar que isso acontece com todo mundo, pois costumamos nos achar incompetentes passando por dificuldades enquanto o resto do mundo está feliz, não é assim?

Fiz a resolução de que no ano que se inicia, seria a oportunidade para renovar essa lista de prioridades, viver com qualidade ao invés de sobreviver e também porque não tenho muita escolha, é investimento em bem-estar ou custo com manutenção da saúde (meu tratamento dentário que o diga).

Criei o Clube Sati com a ideia de ser uma comunidade, um clubinho, onde vamos para encontrar os amigos que estão na mesma vibe de desprogramar aos poucos o estilo de vida frenético de correria (do qual nos orgulhamos por muito tempo e que agora não achamos mais tão lindo) e aprender a ter uma vida com mais pausas, mais apreciação das coisas belas e corriqueiras, com mais tempo para investir nas relações, amizades, para desacelerar. 

Criei o Clube Sati inicialmente com a motivação de ajudar as pessoas a terem mais bem-estar e que isso me ajudaria a ter mais bem-estar. Em 5 dias de 2023 consegui colocar em prática pelo menos uma atitude de autocuidado por dia e me sinto vitoriosa (faltam só mais 360 heheheh).

Hoje já estou muito contente de ter definido um tempo para escrever para vocês, daqui a pouco vou fazer outra atividade que eu sempre amei, mas que não estava conseguindo que é criar conteúdo para o Instagram da Sati. Também estou me exercitando todos os dias e me alimentando melhor, sem aquele discurso do “só depende de você” ou “yes you can” que tenho bastante ranço, mas tenho ido na força do alívio e prevenção da dor cervical. Já é alguma coisa.

Enfim, pensei em escrever pra contar de mim, contar do Clube, contar das perspectivas e saber de você, o que tem feito, como estão as coisas, quais perrengues estão rolando e como podemos nos ajudar mais em 2023, esse ano em que quero viver e não apenas sobreviver e ao te contar, parece que se torna mais real e concreto.

Um abraço de Feliz Ano Novo.

Ane Saraiva
Sati Consciência Plena

Ane Saraiva

Instrutora Sênior Certificada pelo Mindfulness Trainings International sob orientação do Lama Jangchub Sempa Gyatso. Começou a praticar meditação em 2011 em meio à sua carreira como gestora. Participou de diversos retiros e viveu no Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling no ano de 2015, onde teve a oportunidade de conviver com Lamas de diversos países e aprofundar seus estudos sobre Budismo e sua técnica meditativa.